History-Blocks-Image-Edit-3-554x368.png

Projeto History Blocks

8-10 yrs old

11-13 yrs old

14-18 yrs old

18+ yrs old

Geography

Reading and Writing

Service Learning & Social Good

O objetivo desta atividade é orientar professores para que possam conduzir seus alunos na reconstrução de patrimônios da Unesco.

avatar Submitted By: Francisco Tupy

July 1, 2019

Skills

  • Collaboration
  • Creativity
  • Project Based Learning

Supporting Files

Mundo 1: a Mesquita de Al Noori (Iraque) e o Templo de Bel (Síria)


Mundo 2: o Monastério de Sant Elian (Síria) e o Buda de Bamiyan (Afeganistão)


Mundo 3: o Mausoléu Imam Awn al-Din (Síria), e entrada da cidade antiga de Alepo (Síria)


Learning Objectives

  • 1. conscientização sobre os patrimônios históricos
  • 2. compreensão das questões: estéticas, culturais e proporção

Guiding Ideas

Primeiramente queremos sugerir o papel do professor na atividade. Adotar uma postura de mediador, formulando perguntas que ajudem os alunos a encontrarem um caminho, ao invés de simplesmente dar os passos e fazer com que os alunos sigam cartesianamente será bastante produtivo. É bem provável que os alunos conheçam funcionalidades do Minecraft mais que o próprio professor uma vez que isso faz parte de sua vivência, e não a nenhum problema nisso. A proposta da atividade é reconstruir no Minecraft os Patrimônios Históricos. Antes, porém eles deverão ser estudados, pesquisados, compreendidas as suas formas geométricas, suas proporções na vida real e posteriormente na transposição em blocos no Minecraft. - Configurar a sala e a turma de modo que possa atingir melhores resultados, tanto espacialmente quanto na orientação da montagem dos times de acordo com funções, objetivos e divisão de tarefas. - Mediar o conhecimento e a dinâmica da sala, estimulando os alunos a encontrarem soluções. - Motivar sempre. - Ajudar na construção. - Quem conduzirá a atividade? o professor de uma ou mais disciplinas? quais as disciplinas que irão capitanear? quais os profissionais da escola que estarão envolvidos? - Quando ocorrera a atividade? as atividades ocorrerão durante as aulas regulares, ou no período oposto às aulas? será criada uma oficina específica? - O que será feito na atividade? Sobre os mundos disponíveis: Junto deste plano de aula seguem 3 mundos:

- Mundo 1: a Mesquita de Al Noori (Iraque) e o Templo de Bel (Síria);

- Mundo 2: o Monastério de Sant Elian (Síria) e o Buda de Bamiyan (Afeganistão);

- Mundo 3: o Mausoléu Imam Awn al-Din (Iraque), e entrada da cidade antiga de Alepo (Síria).

Estes mundos foram construídos por alunos de 9 a 13 anos, tendo como referência apenas as fotos dos monumentos. A ideia foi desenvolver mundos feitos por alguns alunos para alunos, cuja execução do produto fora feita em sala de aula e não por profissionais e cuja experiência possa ser partilhada com outros alunos com nível de criação contextualizado com a mesma idade. O professor terá liberdade de fazer o que quiser, construir em cima desse mundo ou criar outro. Se cada escola compartilhar um mundo, fotos ou vídeos, compartilharemos não só representações diferentes ou representações de um mesmo propósito, mas utilizaremos as redes sociais com objetivo de reconstruir e passar adiante a mensagem e a conservação dos patrimônios históricos.

Student Activities

1) Construção: Os alunos devem reconstruir os patrimônios históricos, baseando-se em referência de como eles eram quando foram construídos, de quando foram destruídos e das ruínas a que foram reduzidos.

2) Projetar o mundo: o professor pode projetar o mundo na tela e com isso realizar explicações sobre a temática de acordo com os objetivos de sua aula, por exemplo: realizar observações ou responder questões.

3) Passeio coletivo: os alunos ao entrarem no mundo, podem passear pelas construções, bater fotos com o recurso do Minecraft, fazer anotações ou dar respostas de acordo com um guia elaborado previamente pelo professor.

4) Vocês são livres para criar novas atividades e compartilhar conosco. Após terminarem o que foi proposto, conduzir uma conversa de forma a promover uma reflexão sobre a experiência, o que aprenderam, o que descobriram, o que ficou e o que levarão após a atividade.

Performance Expectations

O objetivo mais importante neste projeto é a conscientização sobre os patrimônios históricos da humanidade.

Que através de uma atividade lúdica, os alunos possam desenvolver a consciência sobre o tema e a preservação destas estruturas para as próximas gerações é uma obrigação de todos.

Esperamos que os alunos conheçam sobre outras culturas, que exercitem a empatia em escala global, que respeitem as diferenças, que recriem com alegria e diversão aquilo que fora destruído por qualquer razão (seja terrorismo, falta de cuidado ou tragédias naturais).

Skills

  • Collaboration
  • Creativity
  • Project Based Learning

Supporting Files

Mundo 1: a Mesquita de Al Noori (Iraque) e o Templo de Bel (Síria)


Mundo 2: o Monastério de Sant Elian (Síria) e o Buda de Bamiyan (Afeganistão)


Mundo 3: o Mausoléu Imam Awn al-Din (Síria), e entrada da cidade antiga de Alepo (Síria)