patio_lc-554x368.png

Minecraft e o espaço escolar

8-10 yrs old

11-13 yrs old

Art and Design

Math & Economics

World Languages

Nesta atividade os alunos têm a oportunidade de estudar e propor intervenções na escola a partir da representação construída no jogo por eles próprios

avatar Submitted By: Mateus Mendes

February 16, 2018

Skills

  • Collaboration
  • Communication
  • Critical Thinking

External References

Minecraft e os espaços da Escola

Utilizar o Minecraft como forma de estudo dos espaços escolares e propostas de intervenção.

Learning Objectives

  • Ler e interpretar textos, dados e informações em diferentes linguagens e representações.
  • Utilizar diferentes formas de comunicação em diferentes linguagens e representações.
  • Utilizar diferentes tecnologias para produção de diferentes representações.
  • Reconhecer os elementos representativos do meio e suas relações com o homem para contribuir ativamente na melhoria do meio.
  • Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando conhecimentos da área.

Guiding Ideas

A atividade com o Minecraft foi pensada com o objetivo de fazer o aluno, familiarizado ou não com o jogo Minecraft, construir, no ambiente virtual, a estrutura e os espaços do prédio das escolas. Assim os alunos conhecem e estudam os locais onde vivem grande parte de sua vida escolar. Eles reconheceram a importância da representação e reconstrução de algo real em um ambiente virtual, além de ter a chance de propor, a partir do trabalho em grupo, intervenções para melhorar, segundo sua interpretação, a vida da comunidade escolar. Tudo isso inserido em um dos jogos mais populares atualmente: o Minecraft.

Student Activities

A oficina teve 4 fases.

Na primeira, foi feita toda a coleta de medidas, descrição dos espaços e descrição dos materiais que seriam utilizados no jogo. Para tanto, os alunos foram divididos em 4 grupos, cada um responsável por um dos 4 espaços disponíveis para estudar. A divisão desses espaços foi pensada a partir da proximidade e tamanho de cada local. Por exemplo – Espaço 1: Cantina, Sala de expressão, Sala de apoio e Sala de música. Espaços mais extensos, como a Quadra e Quadrinha, foram estudados em conjunto. A partir do estudo dos espaços, foram feitas fichas contendo a metragem de cada local e um croqui com a descrição dos objetos.

 

A segunda fase da oficina foi para o registro em uma planta quadriculada de todos os espaços estudados pelos grupos, respeitando a regra de proporcionalidade que estabelecemos na primeira aula. Ficou convencionado que representaríamos com dois “cubos” do jogo para cada metro real. Além disso, houve um processo de arredondamento de medidas com decimais diferentes de 0,0 ou 0,5. Desse modo, nossas medidas sempre valiam, por exemplo, 10 e 10,5 para metragens de 10,1 e 10,43, respectivamente.

 

A terceira fase da oficina que, por conta do tempo, ocorreu concomitante à segunda, foi destinada à construção da Escola pelos alunos no ambiente virtual. Através do servidor, todos os alunos eram responsáveis por todos os espaços, e houve um trabalho de ajuda mútua.

A quarta fase é desenvolvida para que os alunos possam utilizar de sua criatividade e trabalho conjunto em propostas de intervenção físicas na escola. A partir de pesquisas com a comunidade escolar, os alunos elencavam as principais questões com relação às medidas que poderiam ser tomadas para melhoras três aspectos na escola:

Sustentabilidade

Recreação

Mobilidade

Após uma análise dos resultados eles estavam aptos a propor as intervenções físicas.

Performance Expectations

Os estudantes devem se apropriar de conceitos como escala e proporção para a construção das representações dentro do jogo.

Os estudantes irão trabalhar em grupo e saber lidar com divergências, percebendo que as decisões devem ser tomadas, mesmo que partindo das lideranças, a partir de consenso do grupo.

Os alunos precisam se apropriar dos espaços escolares que vivem, em um processo de conhecimento e resinificação do ambiente escolar.

Skills

  • Collaboration
  • Communication
  • Critical Thinking

External References

Minecraft e os espaços da Escola

Utilizar o Minecraft como forma de estudo dos espaços escolares e propostas de intervenção.

如果你想了解在中国发行的Minecraft我的世界教育版,请访问我们的中国官方网站. 你也可以留在 education.minecraft.net了解世界其他地方如何使用Minecraft: Education Edition.

或留在